Pois é…

Cientistas constróem uma internet só para robôs

Por Redação em | 14.03.2013 às 12h30

Enviar por Email 
http://canalte.ch/S5BE
Tweetar 

inShareCientistas europeus criaram uma base de conhecimento padronizada para robôs, por meio da qual os droids podem trocar informações entre si utilizando a computação na nuvem. A ‘RoboEarth‘ é, basicamente, a internet dos robôs, e funciona graças a um sistema na nuvem chamado ‘Rapyuta’. A ideia da rede é permitir que os robôs se tornem mais cognitivos, e interajam com os seres humanos de maneiras mais sutis. Trata-se de um repositório gigante de dados onde os robôs podem compartilhar informações e aprender uns com os outros sobre o seu comportamento e seu ambiente.  Mohanarajah Gajamohan, diretor técnico do projeto RoboEarth no Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, acredita que o uso variado dessa nova tecnologia pode ajudar a melhorar até mesmo a automação de carros de auto-condução, por exemplo.
“A teoria dessa tecnologia é que o avanço e a aprendizagem de um indivíduo robô vai beneficiar todo o resto. Confrontado com uma toalha recém lavada pela primeira vez, um robô poderia consultar o banco de dados Rapyuta e instantaneamente saber que não era uma camiseta, e por isso precisava dobrar de forma diferente – depois de primeiro aprender a fazê-lo, naturalmente”, explica o diretor. A RoboEarth oferece uma infraestrutura que inclui tudo o que é necessário para fechar o ciclo do robô para a nuvem, e depois de volta para o robô. Os dados armazenados na base de conhecimento RoboEarth incluem componentes de software, mapas de navegação (por exemplo, locais de objetos, modelos mundiais), conhecimento de tarefas (por exemplo, receitas de ação, estratégias de manipulação), e os modelos de reconhecimento de objetos (por exemplo, imagens, modelos de objeto).
Já o motor Rapyuta faz com que essa computação poderosa fique disponível para os robôs. Ele permite que robôs descarreguem sua computação pesada na nuvem para proteger ambientes de computação com configuração mínima. Ele também fornece acesso de banda larga para o repositório de conhecimento RoboEarth.
Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/internet/Cientistas-construiram-uma-internet-para-robos/#ixzz2bJUvmJVK 

Isso é que foi o começo de tudo…

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: