Tamagoshi history

Tamagoshi history


Tamagoshis eram aqueles bichos de estimação virtual que proliferavam na terra Tupiniquim nos idos de 2000.

Todo mundo tinha um Tamagoshi naquela época. Basicamente o aparelhinho tinha uma tela em preto e branco e um ovo animado eclodia e a partir dai você tinha que alimentar, brincar, limpar e etc o tal bichinho para que ele não morresse ou se tornasse um monstro.


Havia uma equipe de eletricistas, engenheiros e técnicos envolvidos  numa intervenção num cabo diametro 300 mm2 de alta tensão que interligava algumas subestações em certa refinaria.   Os cabos de alta tensão em algumas refinarias passam por eletrodutos metálicos envelopados em concreto, enterrados alguns metros de profundidade.




Os cabosque estão nos eletrodutos passam, em alguns trechos, por uma imensa galeria, semelhante a uma câmara mortuária egípcia, um imenso salão com paredes de concreto enterrado em algum lugar cujo acesso se dá por uma entrada no topo, parecida com  as tampas de bueiro que costumamos ver nas ruas da cidade.






 Lá em baixo passam diversos cabos, energizados, e é ali nesse lugar lúgubre que os cabos são emendados quando necessários.



Um cabo de alta-tensão possui varias camadas.  Para emendar um cabo desses é necessário um arsenal de equipamentos e fitas diversas, conectores, materiais semicondutores,  de aterramento, uma capa de chumbo, varetas de solda esttanho-chumbo, etc.



Você necessita um planejamento estratégico, equipamento de resgate para a pessoa que vai entrar no salão de concreto subterrâneo, rádios, cordas, um exaustor, andaimes e etc. Com ênfase no etc.
As vezes o caixão enche de água, tem que ter bomba para esgotar. Uma vez cortado o cabo, ou iniciada a emenda, sem retorno. Tem que iniciar e terminar sem intervalos.
Cerca de divertidissimas 26 horas.  




O sujeito que fica dentro realizando a emenda (vez por outra com revezamento) necessita do apoio do pessoal do lado de fora,  a todo momento desce algum tipo de material. E lá estava o eletricista do lado de fora do
man-hole” (como chamávamos a galeria subterrânea), aguardando pedirem alguma coisa.
Haviam outras normalmente  técnicos, encarregados de segurança, do lado de fora.
Anoiteceu.
Perto da meia-noite, o rapaz que estava realizando a emenda pediu alguma coisa. O eletricista já ia providenciar quando, repentinamente, parou.
Ele  parecia incomodado com algo. E uma melodia estranha tocava no ambiente industrial. Ele colocou a mão no cinto e apanhou alguma coisa,, parecia um equipamento qualquer.
Não era.
Era seu  Tamagoshi.
O animalzinho virtual estava com fome. A emenda do cabo de alta tensão teve que esperar, apesar das reclamações do sujeito. morrendo de calor no interior da galeria, que a criatura virtual fosse devidamente alimentada.
Assim que o carente Tamagoshi terminou de reclamar,  foi continuada a emenda do cabo de alta-tensão…
Sim.
O cabo de alta-tensão funciona até hoje passados cerca de 20 anos…
Quanto ao Tamagoshi…não tive mais noticias…









Welington José Ferreira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: