Certa declaração




Na tremenda luta travada entre a Westinghous e J P Morgan e Thomas Edson, vencida pelo genio de Tesla, há um momento espetacular em que depois de várias facaltruas financeiras impetradas pelos adversários e beirando a falência Westinghouse vai até o velho amigo  inventor com o qual possuia um contrato onde dizia que para cada HP (Horse Power) de um de seus  motores de CA (Corrente Alternada) comercializado,  Tesla receberia uma parte. 

Contrato feito quando o motor de Corrente Alternada ainda não era utilizado… porque simplesmente não se transmitia ainda eletricidade em forma de Corrente Alternada  – Essa mesma de nossas atuais tomadas. 
Sem ter a quem recorrer, Westinghouse vai até a unica pessoa com a qual  possuia a possibilidade de renegociar um contrato. 
Vai para pedir um abatimento, um desconto.

E essa é a resposta que ele recebe:

Consta que ao ser posto a par da situação, Tesla pegou sua própria cópia do contrato e retrucou: “Senhor Westinghouse, o senhor tem sido meu amigo, o senhor acreditou em mim quando os demais desacreditavam, o senhor foi suficientemente corajoso para seguir adiante…quando aos outros faltou coragem; o senhor me apoiou até mesmo contra a opinião de seus próprios engenheiros… o senhor sempre esteve do meu lado como um amigo. Aqui está o meu contrato e aqui está o seu. Eu vou rasgar ambos em pedacinhos e o senhor não mais terá problemas com o pagamento de meus direitos. Isto é suficiente?” ( Mr. Westinghouse, you have been my friend, you believed in me when others had no faith; you were brave enough to go ahead… when others lacked courage; you supported me when even your own engineers lacked vision… you have stood by me as a friend… Here is your contract, and here is my contract. I will tear both of them to pieces, and you will no longer have any troubles from my royalties. Is that sufficient ?)

Nicolas Tesla.

Deixe uma resposta

