Sobre os Arraiais de Deus.

Quando as tribos de Israel se acampavam no deserto deveriam seguir uma ordem, um posicionamento das tribos dentro do gigantesco acampamento nômade. Essa ordem, esse arranjo, essa organização mostrava um desenho que só poderia ser visto em sua totalidade do alto de uma montanha por exemplo.  A figura formada nos revela algo extraordinário.

O Censo
 A contagem das tribos é detalhada em Números, capítulo 1. A verdadeira população representada era obviamente maior que esta contagem, pois apenas homens, acima de 20 anos e aptos a irem para guerra, foram contados. A maior parte dos estudiosos estima que mulheres, crianças e idosos multiplicariam o número por três ou mais. O arraial todo iria ter aproximadamente 2 milhões de pessoas.
 Ainda que os números de cada tribo aparentemente não revelem muito, os totais de cada um dos quatro grupos serão bastante reveladores:

Judá   74.600 Rúbens   46.500
Issacar   54.400 Simeão   59.300
Zebulom   57.400 Gade   45.650
186.400 151.450
Efraim   40.500   62.700
Manassés   32.200 Aser   41.500
Benjamim   35.400 Naftali   53.400
108.100 157.600

Pontos Cardeais
 
 Cada um dos arraiais, de três tribos cada, deveria acampar num dos quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste), respeitando o arraial dos levitas que ficaria junto ao tabernáculo.   Não podemos saber com precisão o espaço que era necessário para os levitas, se era 30 metros de cada lado, ou 100 metros. Mas seja lá qual for o espaço, adotaremos este espaço como uma unidade básica.
 Para entender completamente todas as implicações, você precisará tentar pensar como um rabi: você tem que manter um respeito extremamente elevado aos detalhes precisos das instruções. Eles adotavam medidas heróicas no seu zelo por cumprir cada letra da lei.
 As tribos de Judá, Issacar e Zebulom – coletivamente chamadas de Arraial de Judá – tinham que acampar ao leste dos levitas. Então surge um problema técnico. Perceba que, se a largura do arraial deles fosse maior que a largura do arraial dos levitas, o excedente estaria no sudeste ou noroeste, e não ao leste. Portanto, se eles fossem seguir estritamente suas instruções, seu arraial teria que ter apenas a mesma largura dos levitas, e então eles teriam que estender-se ao leste para obter o espaço necessário.

 Os arraiais de Rúbens, Efraim e Dã tinham a mesma situação ao sul, oeste e norte respectivamente. A extensão de cada um seria proporcional à população total de cada arraial.

Ephraim – Efraim
Ox – Boi
Man – Homem
Reuben – Rúbens
Judah – Judá
Lion – Leão
Dan – Dã
Eagle – Águia
Levites – Levitas
Gershonites – Gersonitas
Kohathites – Coatitas
Merarites – Meraritas
Moses & Priests – Moisés & Sacerdotes

A Vista Aérea
 Se juntarmos aquilo que podemos inferir pelo relato bíblico, é possível imaginar como o arraial de Israel era visto de cima: o Tabernáculo e os Levitas no centro, rodeados pelas quatro faces das bandeiras das tribos, e cada um dos quatro arraiais de Judá, Efraim, Rúbens e Dã, estendendo-se nas quatro direções cardeais.
 Também podemos anotar o tamanho aproximado de cada tribo, para determinar o tamanho relativo de cada arraial quando eles estavam estendidos em cada uma das quatro direções cardeais. Veja a seguir os resultados impressionantes :

 Parece que, quando os israelitas acampavam, eles formavam uma gigantesca cruz!
Uma “grande” revelação…risos!  Oculta á na Torá, e não no Novo Testamento!
 O Novo Testamento, na verdade, está oculto no Velho Testamento; O Velho Testamento é revelado no Novo Testamento.
No coração do acampamento o tabernáculo, onde os israelitas realizavam seu culto a Deus. Onde acontecia diariamente a imolação…de um cordeiro…
E imediatamente relembramos daquele sujeito vestido com vestes de camelo que morava no deserto que quando vê Jesus passar grita:
– Eis o Cordeiro de DEUS! Que tira o pecado do mundo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: