Pequeno Cidadão

Um DVD só para baixinhos
– não importa a idade

Pais e filhos do Pequeno Cidadão lançam DVD com clipes das 14 músicas

Divulgação A trupe do Pequeno Cidadão, formada pelos pais Antonio Pinto, Taciana Barros, Edgar Scandurra e Arnaldo Antunes e toda a filharada: músicas, agora, ganham versão animada A trupe do Pequeno Cidadão, formada pelos pais Antonio Pinto, Taciana Barros, Edgar Scandurra e Arnaldo Antunes e toda a filharada: músicas, agora, ganham versão animada
Thiago Roque Agência BOM DIA
Quando os papais Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Antonio Pinto e a mamãe Taciana Barros resolveram juntar a criançada (afinal, juntos, são nove filhos) para se divertir em estúdio, ganhava vida o projeto Pequeno Cidadão. Rapidamente, as 14 canções do primeiro disco (“Pequeno Cidadão”) sobre o cotidiano das crianças (da princesinha do papai ao largar a chupeta, do futebol na escola ao leitinho) conquistaram a criançada e também os adultos pelo país afora. (Veja vídeos ao final da matéria)
Mas a jornada do Pequeno Cidadão não para aí: agora, cada uma das canções ganhou vida em curtas animados reunidos no DVD “Pequeno Cidadão”. “Todos nós já éramos muito apegados à animação. Foi uma consequência natural da evolução do trabalho do Pequeno Cidadão”, explica Taciana Barros, por telefone, ao BOM DIA.
Para reproduzir a riqueza (musical e temática) presente no disco, o diretor Fábio Mendonça fez o meio de campo entre os papais músicos e 14 estúdios de animação – cada um com um estilo diferente. “Fornecemos algumas informações básicas a eles, mas nossa principal exigência foi para eles soltarem a franga!”, diverte-se Taciana.
Missão cumprida: pela aventura animada que se tornou o DVD, você encontra técnicas e estilos dos mais variados – na faixa “Pequeno Cidadão”, por exemplo, os desenhos de Jimmy Leroy ganharam vida após o tradicional story board; em “Futezinho na Escola”, a bola passeia pelo vídeo por meio do stop motion (disposição de fotografias diferentes de um mesmo objeto); “Sobe Desce” aposta nas marionetes; “Bonequinha do Papai” é uma ode ao tradicional com a tão na moda técnica 3D.
APROVADO/Sim, o DVD agradou – e passou pelo crivo mais importante da banda: as crianças. “Elas até deram alguns palpites para os estúdios”, ri Taciana. “O que acho mais bacana é que elas têm consciência que isso é parte delas e fazem questão de participar mesmo.”
Mais que isso: até empolgou os pequenos. “O filho do Edgard [Joaquim] pirou com as animações, até se interessou pelo assunto”, revela a cantora.
Mais do que um DVD para o público infantil, “Pequeno Cidadão” é um portfólio (de alta qualidade) da animação brasileira. “É uma honra introduzir as crianças ao que temos de animação no Brasil e, de quebra, se divertir muito com isso”, completa a mamãe coruja.
Canções da banda inspiram livro
As músicas do Pequeno Cidadão inspiraram Januária Alves a escrever o livro “A Fantástica Viagem do Pequeno Cidadão” (Ed. Leya, 80 páginas, R$ 39,90).  As páginas, ilustradas por Jimmy Leroy, contam as descobertas do menino Pec pelo mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: